Peczenyj's Blog

Just Another /Perl|Ruby|C++|Java|Python|JavaScript|Flash|Bash/ Hacker

Trocar De Emprego

Completando 6 meses de globo.com, refleti sobre a opção que fiz quando resolvi trocar de emprego. Vi essa semana muitas pessoas com duvidas de como ou quando fazer uma opção parecida, por isso resolvi colaborar.

A primeira coisa que devemos pensar é na nossa carreira. As vezes chegamos ao limite na empresa onde estamos, ou não há perspectivas, ou a situação está ruim, etc. São muitas as coisas que podem acontecer. Com um mercado com falta de mão-de-obra qualificada, muito profissional é assediado por empresas, prometendo as vezes salário maior, ou então surge uma oportunidade fora do estado. O que fazer?

Todas as oportunidades devem ser vistas de forma crítica. Analise o futuro, a distância, o ambiente de trabalho e, também, a remuneração. Eu sempre escolhi o trabalho à remuneração, mas trabalho que paguem abaixo do esperado eu simplesmente não considero. Escolher um emprego vendo apenas o salário engana: imagine ganhar 20% a mais em um emprego mais longe, onde vais perder mais tempo no trajeto, será que compensa? Ou então sair de um ambiente legal para uma confusão absoluta, onde domingo é dia útil de trabalho? Pois é.

Feito isso, temos que pensar em coisas práticas: todas as exigências são atendidas? Tem empresa que só se preocupa com diploma e certificações, mesmo que a sua bagagem supere todas expectativas. Se a empresa é em outra cidade ou estado, temos que analisar o custo de vida, mudança, lugar aonde morar (em grandes centros urbanos é sempre caótico, veja isso com muito cuidado).

O currículo precisa estar atualizado. Ja leu isto aqui? E isso?

Nas entrevistas seja sincero e tenha confiança: tu és um produto, tens que te vender. E, se mentir, babau, vão descobrir mais cedo ou mais tarde… Pra isso, podes estudar bastante algum assunto (eu vim lendo as apostilas da Caelum na viagem de carro que fiz de PoA ao RJ).

Por fim, planeje bem a transição: vale a pena sair com as portas abertas, caso ocorra algum problema. Seguindo estes passos é relativamente fácil optar por trocar, ou não, de emprego.

O importante é se sentir bem aonde estás trabalhando e colaborar para que o ambiente evolua, caso contrario podes ficar fazendo o mesmo trabalho, da mesma forma, por muito tempo: até que um estágiario possa ficar no seu lugar ;-)

Ps: como vai o seu inglês?