Peczenyj's Blog

Just Another /Perl|Ruby|C++|Java|Python|JavaScript|Flash|Bash/ Hacker

Novas Distribuições Linux

Diariamente eu leio noticias sobre novas distribuições, brasileiras ou internacionais.

Até que ponto isso é realmente necessário? Não seria melhor tentar focar em uma das excelentes distribuições que existem hoje em dia ou então tentar ajudar a manutenção de pacotes ou mesmo traduzir documentação?

Acho que produzir uma distribuição é um bom aprendizado, porém produzir algo que sera dificil de manter e atualizar pode ser bem penoso.

Comments

Vitor Pellegrino
@pacman

Aqui em casa funcionou. Quando chegou o novo micro aqui em casa, eu instalei o ubuntu e falei para a minha mãe (ultra-leiga, diga-se por sinal) que era a versão nova do Windows.

Ela está usando o Ubuntu a alguns meses e está se virando super bem :)
Tiago Peczenyj
Um experimento interessante é vc instalar o ubuntu ou outra distribuição dizendo que é uma nova versão do windows e deixar o pessoal utilizar por umas horas. Vão dizer que “agora ficou bom”, “é bem rapido”, etc :)
JOSIAS RAMOS
Concordo com você Tiago, acho que fui muito duro. Eu mesmo demorei um pouco para aderir ao linux, e olha que era na época bem mais difícil. Agora eu não deixo-o de jeito nenhum.
A divulgação está muito boa, mas para o usuários leigos mesmo, que apenas usam o PC para coisas triviais, esses é que tem que serem tratados com carinho por nós da comunidade GNU/Linux, e não esculaxados em fóruns como eu mesmo já presenciei.
Mas nada muda o fato de que poucas distros poderosas seriam bem melhores, tanto para a divulgação quanto para o desenvolvimento do que várias distros que quase ninguem usa.
Tiago Peczenyj
Josias, eu acho que vai alem.

Existe um grupo de interfaces gráficas que tentam copiar ou imitar o windows. Ao meu ver é interessante para ajudar na transição de usuarios de uma plataforma para a outra, da mesma forma que o cygwin me ajuda a usar o XP sem dar ls no prompt de comando.

Porém outras interfaces seguem outras ideias, e essa é uma riqueza sensacional do mundo linux/bsd, open source em geral. Interfaces como o fluxbox, window maker, enlightenment, cada uma com um propósito diferente. Temos muitos problemas ainda pela frente e precisamos de alguns focos no mundo open-source. Um deles é a divulgação que, com tantos blogs, planets, listas e foruns acho que estamos no caminho certo, porém ainda existem iniciativas isoladas para transmitir conhecimento como as palestras do Tchelinux, as install fests, etc.

Uma hora chegaremos lá!
JOSIAS RAMOS
É verdade, deveríamos pensar em fortalecer boas distros, desenvolvendo o Linux para desktops. Um amigo me disse que não ia mais usar o Linux que eu dei para ele pois não conseguiu usar algumas ferramentas que só tem no Windows. Temos que admitir que o Windows ainda domina os desktops por causa dos aplicativos e sua interface gráfica bem mais amigável, para programadores e entendidos não é nada de mais trabalhar com o Linux, eu amo, mais para usuários finais, pessoas que querem apenas um PC para se divertir, entrar no MSN, criar textos no Word, entre outras coisas, vão ter dificuldades em interagir com o Linux.
Ainda há programadores que, por ter aprendido algo, pensam que já nasceram sabendo, e não ajudam novos usuários, que às vezes são mal-tratados e decepcionam ainda mais com o Linux.
Espero que posssamos nos juntar para criar e desenvolver aplicativos para desktops, ou o Linux vai ficar sendo conhecido como o sistema operacional para servidores, com usuários programadores e administradores.
Guilherme Chapiewski
Outro dia mesmo falei no Twitter: as pessoas adoram re-inventar a roda.

Re-inventar a roda é pura perda de tempo, a não ser que se tenha uma necessidade extremamente específica (o que normalmente não é o caso).

[ ]s, gc
Rodrigo Kumpera
Boa parte da motivação de novas distros é dar foco em um conjunto específico de pacotes ou configurações.

Agora se as pessoas soubessem como é fácil resolver esse problema.

Para construir pacotes trivialmente basta usar o build service do OpenSuse, que permite empacotar para os principais formatos e distros.

http://build.opensuse.org/

Uma vez com os pacotes em mãos, juntar todos eles em uma distro com Suse Studio é razoavelmente simples.

http://studio.suse.com/

Criar distros inteiras é um esforço descomunal, custa, no mínimo, uma dúzia de engenheiros em tempo integral só para juntar os pedaços e, no final, entregar algo que não é melhor que as principais existentes.
Kroiner
Fiz um post uns dias atrás em meu blog tratando exatamente este assunto. Na minha opinião está meio exagerado o número de novas distros. A partir disso estou mandando um e-mail para cada nova distribuição que aparece perguntando os diferenciais entre esta distribuição e as distribuições efetivadas na comunidade. O e-mail, obviamente, é educado e mostra interesse pelos projetos, apenas questionando-os. Já mandei para 4 distros que apareceram novas versões entre esta e a semana passada e até agora nenhum projeto me deu algum retorno. Estou esperando até o final do ano e depois colocarei um parecer dessa pseudo-pesquisa se é que alguma vai me responder.

Tonismar
kroiner.wordpress.com
Victor Bogado
A verdade é que não é necessário, pode até ser um processo “legal” pelo aprendizado e pode até ser que o criador acredite realmente que está criando algo realmente util para a humanidade.

A verdade porém é que 99% destas distros, e sim eu acabei de inventar este numero, terão a sorte de não ter mais que um ou dois usuários. Pois fazer uma distribuição que sobreviva ter milhares, ou até mesmo milhões de usuários é dificil e acaba por forçar o distribuidor a fazer decisões arbritárias que provavelmente irão trazer a ira de uma boa porcentagem destes usuários dos quais quem sabe um ou dois não resolvem se juntar e criar a sua própria distro e…